AnimeSphere Resenhas 54: Neru, Bugei Dogyou

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?

Hoje temos mais uma resenha da Hita! Sabem o que vem por aí?

Ficha Técnica

Nome: Neru: Bugei Dogyou (Neru: Way of the Martial Artist)

Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 3
Capítulos: 22

Em publicação de 07 a 11/21
Gêneros: Escolar, Artes Marciais, Ação, Comédia
Revista / Editora Japonesa: Weekly Shonen Jump / Shueisha
Editora Brasileira: Não tem, infelizmente
História e Arte: Minya Hiraga

Sinopse

Conheça Neruma Isami, mais conhecido como Neru. Seu avô artista marcial deixou-lhe um livro que serve como um guia para seu treino solitário. Neru está se graduando no ensino fundamental e está inseguro sobre o futuro.

Mas tudo muda quando ele conhece uma artista marcial misteriosa, Akebi Haiba. Ela guia Beru até um colégio onde se reúnem os mais fortes lutadores. Agora começa essa nova série de ação marcial!
(Adaptada pela Hita).

Minha opinião

Enredo

Neru apresentou agora os conflitos que um personagem principal precisa enfrentar. É um mangá de esporte muito particular, pois o principal rival do protagonista é ele mesmo. Ele tem um voto de “Hoje ser melhor do que era ontem” e isso é muito profundo nas filosofias das artes marciais japonesas.

Nessa história, Neru entra num ensino médio que estuda as 18 artes marciais japonesas tradicionais e seu objetivo é dominar todas até se graduar, como uma única pessoa conseguiu na história da escola: seu avô.

Personagens

Neruma Isami é diferente do “típico protagonista de shonen”. Ele está em uma jornada introspectiva, buscando algo dentro de si mesmo, como desafios maiores para se superar; Ele se mostra uma pessoa sincera e honesta, mas não topa ser colocado para trás.

O mangá começou faz pouco e os personagens de suporte já se mostram sólidos e interessantes:
– Os dois companheiros de sala, um que tem potencial de rival e outro que tem um alto intelecto estratégico;
– A menina de possível interesse romântico que serve para apontar o sexismo nas artes marciais;
– O senpai violento e o senpai que reconhece a própria violência.

Estou muito satisfeita em como esses personagens são apresentados. Mesmo levemente estereotipados, o charme do contexto tem um apelo interessante e eu quero ter a oportunidade de conhecer mais, tanto sobre os personagens como sobre as artes marciais.

Cenário

As artes marciais são apresentadas num contexto de conhecimento pesquisado. Técnicas antigas e recentes, mostrando que o moderno tem espaço junto com o tradicional.

Isso me dá a suspeita de que Neru possa ser um mangá contratado pelo governo japonês para fazer propaganda cultural, mas admito que isso cai em teoria da conspiração. Ainda assim, as técnicas de arquearia e ninjutsu apresentadas até agora são historicamente acuradas.

No Brasil

O mangá ainda não está disponível em português, mas está em inglês no aplicativo / site do Mangaplus.

O Anime

Não possui anime.

O Autor

Não se sabe muito a respeito de Minya Hiraga. As únicas coisaa que conseguimos encontrar foi que ele é um novato, este trabalho dele é seu debut, e que ganhou o 93º prêmio Tezuka com a obra “Utsurou Toki no Naka de”.

Um aviso: esta informação não é comprovada, é de uma fonte de Fandom, mas vale a pena conhecer – afinal de contas, se ele é novato não há muito o que saber a respeito dele.

Conclusão

Esse mangá tem muito potencial. Porém, semana após semana tem caído no ranking da revista, então, se você tiver interesse em ler, tente procurar o site da Mangaplus! Por ser um site oficial, vai mostrar para a editora que existe um interesse nesse mangá.

Atualização

No mês seguinte de a Hita ter me mandado esta resenha esmerada, infelizmente foi encerrado pela editora Shueisha, e seu último volume chegou em fevereiro deste ano, porém os últimos capítulos ainda não foram publicados no Mangaplus da editora… Vamos ver cenas dos próximos capítulos.

Fontes

MyAnimeList (Em Inglês)

Informações sobre o mangá;

Mangá Plus, da Shueisha (Em Inglês)

Mangá para ser lido;

Cosmo Nerd (Em Português)

Sobre o cancelamento da obra pela editora

Página Fandom da obra (Em Inglês)

Página Fandom da obra sobre o mangaká

Um grande abraço e até a próxima resenha!!