AnimeSphere Resenhas 46: Shokugeki no Soma

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?


Pensa em uma obra que deu fome quando foi lida e assistida! Falaremos de…

Ficha Técnica

Nome: Shokugeki no Sōma

Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 36
Capítulos: 325

Publicado de 04/2013 a 10/2019
Gêneros: Ecchi, Escola, Alta Gastronomia
Editora Original: Weekly Shonen Jump (Shueisha)
Editora Brasileira: Planet Mangás (Panini)
História e Arte: Yūto Tsukuda e Yuki Morisaki (História); Shun Saeki (Arte).

Sinopse

O garoto de 15 anos Soma Yukihira sonha em, um dia, superar seu pai como cozinhero e assumir o pequeno restaurante da família. Entretanto, suas aspirações são interrompidas quando seu pai decide fechar o “Yukihira” porque ele disse precisar viajar para cozinhar para outros.

Enquanto isso, Soma recebe a proposta de seu pai para ter aulas na Academia de Culinária Tootsuki, uma instituição conhecida mundialmente onde a expulsão de alunos incompetentes é lugar comum. Tal é o currículo desta que qualquer aluno que consiga se formar é considerado um chef de grande calibre.

Aceitando relutantemente à proposta, Soma vai para a divisão escolar da Academia Tootsuki para realizar o vestibular de admissão. Mal ele sabe que isso vai iniciar um novo capítulo em sua vida, onde ele faz novos amigos, obtém novos rivais e fica várias noites sem dormir.
(Tradução Livre feita do Portal MyAnimeList).

Minha Opinião

Gente, mais uma vez segui um caminho que normalmente os produtores de anime querem: vi o anime primeiro e fui buscar o mangá depois. E tanto a história quanto a arte é simplesmente sensacional.

Quando eu pensaria que assistiria e leria uma história, um battle shonen que seria decidido em batalhas culinárias? Um Master Chef além de qualquer prova? E o estudo dos dois mangaká sobre os efeitos de cada alimento e tal conforme cada prato feito? Simplesmente sensaciocrível.

E, pra variar, temos o estilo ecchi de resposta, que foi o plus da questão. COMO um prato pode ser tão gostoso que faz com que as pessoas se desnudem? Essa resposta é muito intensa.

Muita gente pode dizer (e eu já ouvirem dizer) que isso é coisa de tarado, mas o contexto não leva isso a qualquer coisa relacionada a sexo. É mais uma ferramenta de efeito.

No Brasil

E aqui no Brasil o mangá foi lançado primorosamente pela Panini (Levi Trindade, patrocina nós), eu mesmo acompanho o mangá. Está sendo lançado desde 06/2019, com 27 dos 36 volumes.

O Anime

Cinco temporadas maravilhosas foram desenvolvidas pelo anime, a história ficou muito, muito fiel ao mangá.

E assim temos as informações, a J.C. Staff (Toradora, One Punch Man 2ª. Temporada, Sakura-sou no Pet na Kanojo, Saiki Kusuo no Ψ-nan, Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka e muito mais) fez as cinco temporadas!

Veja só quando um studio pega um projeto e segue até o final.

Quando os animes foram exibidos

• Primeira Temporada foi exibida entre 04 e 09/2015, com 24 episódios;
• Ni no Sara (Segundo Prato) entre 07 e 09/2016, com 13 episódios;
• San no Sara (Terceiro Prato) entre 10 e 12/2017, com 12 episódios;
• Shin no Sara (Quarto Prato) entre 10 a 12/2019, com 12 episódios;
• Go no Sara (Quinto e último Prato) entre 04 e 09/2020, com 13 episódios.

Os Autores

Infelizmente não sabemos muito sobre o Yūto Tsukuda, segundo as nossas fontes, ele só teve mais um trabalho antes de Shokugeki no Sōma (chamada “Shōnen Shikku”), sendo ele o responsável pelo plot e pela storyline. Dá pra perceber que a base da história é bem construída.

A Yuki Morisaki é uma modelo e chef, é responsável pelo conhecimento de culinária apresentado na história. Me explodiu a cabeça ter mesmo uma pessoa que conheça bastante disso. E faz todo o sentido.

Já o Shun Saeki é o ilustrador, ele já desenhou para mais uma obra na Shonen Jump (conhecida como “Kimi to watashi no ren’ai sōdan”), e segundo ele, consideraria seu trabalho ideal com o mangaká Tadahiro Miura (“Koisome Momiji”, “Yuragi-sou no Yuuna-san”).

Conclusão

Altamente recomendado pelo host da bagaça!!!

Fontes

Biblioteca Brasileira de Mangás

Mangá

Portal MyAnimeList (em inglês)

Mangá

Primeira Temporada

Ni no Sara

San no Sara

Shin no Sara

Go no Sara

Studio J.C.Staff

Mangá Koisome Momiji

Mangá Yuragi-sou no Yuuna-san

Página Fandom da obra (em inglês)

Fonte utilizada para os mangaká e para a Yuki Morisaki.

Um grande abraço e até a próxima resenha!!