AnimeSphere Resenhas 32: Cavaleiros do Zodíaco

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?


Hoje é de um clássico que vamos falar, um clássico que já temos 4 episódios sobre, e parece que vamos aumentar ainda mais… Falaremos de…

Ficha Técnica

Nome: Saint Seiya / Cavaleiros do Zodíaco

Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 28
Capítulos: 110

Publicado de 09/1986 a 04/1991
Gêneros: Ação, Aventura
Editora Original: Weekly Shonen Jump (Shueisha)
Editora Brasileira: Duas vezes pela Conrad, duas vezes no selo Henshin, da JBC
História e arte: Masami Kurumada

Sinopse

Eras atrás, a deusa Athena foi protegida por lutadores chamados Cavaleiros, que canalizaram o poder do Cosmo neles. Agora um jovem chamado Seiya treinou para se tornar um Cavaleiro, recebendo a mítica armadura de Pégaso. Junto a ele estão outros cavaleiros em suas próprias lutas para proteger a deusa.
(Adaptação com base no MyAnimeList).

Minha Opinião

Simplesmente estamos falando da obra que causou o boom dos animes no Brasil a partir dos anos 90. Masami Kurumada simplesmente mesclou várias mitologias, o conceito de cavaleiros protetores e o maior sucesso do Brasil se fez.

O mais interessante é que no Japão fez sucesso sim, mas não tanto quanto no Brasil e no México, dois países latinos ávidos consumidores da obra.

Não sou um fã extremo da obra, mas gosto da ideia e da estrutura que foi montada, e o arco segue em um crescendo em que os cavaleiros de bronze não são nada no começo, mas através do esforço, amizade e vontade de proteger a Terra, sob a “batuta” de Athena.

Sei que muitos fãs fervorosos vão dizer que eu deveria gostar mais de Cavaleiros, mas a história é algo que é filho de sua época, com algumas pontas que não caberiam hoje em dia, por isso algumas obras vieram “atualizar” o conteúdo original.

No Brasil

Aqui no Brasil, é uma das obras mais fortes em matéria de fandom, foi publicada 3 vezes e a quarta está quase sendo terminada.

As duas primeiras foram publicadas pela Editora Conrad, em formato meio tankohon, já depois do estrago do anime ter sido feito. A primeira rolou entre 11/2000 e 01/2004, e a republicação entre 06/2004 e 06/2006.

Com o potencial para relançamento da obra, a JBC assumiu a obra e republicou as duas últimas vezes, sendo a primeira em formato tankohon entre 01/2012 e 06/2014, e mais recentemente, a editora assumiu o formato kanzenban, o formato de luxo, maior que o tankohon (e infinitamente mais caro) começando desde 12/2016, e ainda não foi terminado, que terá 22 volumes.

O anime

O que não falta é anime para Cavaleiros do Zodíaco.

O Clássico

Cobrindo o mangá, este anime pega do começo da história até o final do arco de Poseidon, possuindo 114 episódios, sendo exibido no Japão entre 10/1986 e 04/1989. Foi desenvolvido pelos estúdios da Toei Animation.

A partir daí, seguimos para o arco de Hades, que os episódios vieram no formato de OVA – 13 episódios para a fase Santuário (exibido no Japão entre 11/2002 e 07/2003), 12 para a fase Inferno (exibido no Japão entre 12/2005 e 02/2007) e a fase Elísios com apenas 6 (exibido no Japão entre 03 e 08/2008).

Nem vou me ater aos spin-offs e às prequels / sequels, porque o mangá original não cobre.

Toei Animation

O que dizer deste estúdio, de obras gigantescas da Jump? Só os nomes One Piece, Dragon Ball (todos), Digimon Adventure, Air Gear, Sailor Moon, e vários outros nomes de peso.

O autor

Masami Kurumada é um mangaká de renome, e já temos também um episódio que fala somente dele, link abaixo.

Conclusão

Recomendo aos mais novos que conheçam, e aos mais velhos que revejam.

Fontes

Biblioteca Brasileira de Mangás

Mangá

My Anime List (em inglês)

Mangá

Anime Clássico

Hades, Fase Santuário

Hades, Fase Inferno

Hades, Fase Elísios

Toei Animation Studios

AnimeSphere

21: Cavaleiros do Zodíaco, parte 1

68: Cavaleiros do Zodíaco, parte 2 – Arco de Asgard e Blue Warriors

88: Cavaleiros do Zodíaco, parte 3 – Arco de Poseidon

138: Cavaleiros do Zodíaco, parte 4 – Arco de Hades

148: Especial Mangakás – Masami Kurumada

Um grande abraço e até a próxima resenha!!