AnimeSphere Resenhas 21: RG Veda

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?


Pegando a onda do nosso episódio sobre as meninas do CLAMP… Vou trazer a primeira obra delas que foi sucesso! Falamos de…

Ficha Técnica

Nome: RG Veda

Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 10
Capítulos: 16

Publicado de 02/1990 até 05/1996
Gêneros: Aventura, Drama, Fantasia
Editora Original: Revista Wings, Editora Shinshokan
Editora Brasileira: Volumes próprios, JBC
História e arte: CLAMP

Sinopse

A história começa mostrando que 300 anos atrás, o Deus do Trovão, Taishakuten (Indra) se rebelou contra o Imperador dos Céus, matando tanto ele quanto seu guardião – Ashura-ô (Rei Asura) – começando, então, seu reinado de terror e crueldade.

Porém, a sacerdotisa Kuyou previu que ‘Seis Estrelas’ surgiriam e que, quando encontrassem a criança capaz de mudar o destino dos Céus, iriam desafiar o tirano Imperador.

Então, quando Samraat Yasha (Yaksa), um dos generais do novo imperador, encontra Ashura, criança herdeira de Ashura-ô (rei Asura) que estava adormecida havia 300 anos, as engrenagens da profecia começam a funcionar e um sangrento conflito de deuses parece ser inevitável.
(Adaptado da Sinopse encontrada no blog Biblioteca Brasileira de Mangás.).

Minha opinião

Uma obra repleta de referências às figuras mitológicas japonesas, como Ashura, Yasha, Ryuu e outros, mas aqui eles fazem questão de mostrar que a fonte ainda é mais longe: na mitologia hindu.

A história traz mesmo uma visão apocalíptica da coisa, que conforme disse a sinopse, e muitos podem achar que é mentira, mas não. Para a nossa realidade pode ser utilizada como alegoria metafórica, mas no mangá, se não tomarem cuidado, o mundo acaba mesmo.

Mas se vocês prestarem atenção à história, a questão da profecia se trata mesmo de uma vingança, já que o Taishakuten matou toda a família real, inclusive a família dos Ashura, que eram guardiões reais. Um plot bem clichê, mas me digam vocês: quando um plot clichê não é bom?

O final

O final é o que se espera da história inteira, basta ler. São 10 volumes, é bem simples.

No Brasil

Estava eu visitando a Comix Book Store (quem mora aqui em São Paulo sabe muito bem onde é), achei o box com os 10 volumes por um preço legal, e aí eu peguei e comecei a ler.

Cara, a história pode ser um pouco over dramatizada, mas lembrando que é a primeira história da CLAMP, e mesmo over dramatizada é muito boa.

Aqui no Brasil foi publicada pela JBC (Marcelo Del Greco, patrocina nós, hehe) entre 10/2012 e 08/2013 mensal (apenas demorando um pouco para lançar o segundo volume, que saiu dois meses depois do primeiro), mas foi bem tranquilo, material padrão de qualidade da editora, como sempre.

O anime

A obra foi adaptada para um OVA de dois episódios feito pelo estúdio animate Film (Gunnm – Battle Angel Alita, Vampire Hunter D de 2000, Arslan Senki, Tokyo Babylon, CLAMP in Wonderland), que é um estúdio pequeno, acompanhando grandes obras com grandes estúdios (como Madhouse, J.C.Staff, Gainax).

São dois episódios de cerca de 43 minutos cada, exibidos lá no Japão nos dias 01/06/91 e 21/06/92.

A autora

Quer saber mais sobre elas? Só clicar abaixo e ser feliz!
Nosso Episódio 159

Conclusão

Recomendo que leiam na internet antes de comprar, afinal de contas, essa obra não é pra todo mundo.

O final

Fontes:

MyAnimeList

Mangá

OVA

Estúdio de Animação

WIkipedia

Editora Shinshokan

Biblioteca Brasileira de Mangás

Mangá

Fandom da CLAMP, em inglês

Sobre a história

OVA 1, com dublagem em inglês, canal Old School Anime

OVA 2, com dublagem em inglês, canal Old School Anime

Um grande abraço e até a próxima resenha!!