AnimeSphere Resenhas 56: Verndio – Surreal Sword Saga

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?

Hoje temos mais uma resenha da Hita! Sabem o que vem por aí?

Ficha Técnica

Nome: Verndio – Surreal Sword Saga (Iken Senki Völundio)

Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: 3 (até agora)
Capítulos: 42 (34.1)

Em publicação desde 24/08/2020
Gêneros: Ação, Aventura, Comédia, Fantasia
Revista / Editora Japonesa: Ura Sunday / Shogakukan
Editora Brasileira: Não tem, infelizmente
História e Arte: Nanao Nanaki

Sinopse

Cleo é um mercenário buscando uma vida autossuficiente, mas o que deveria ser seu último trabalho foi muito mais do que ele esperava. Enquanto tentava escapar, ele esbarra numa estranha demi-humana chamada Amber que, por motivos desconhecidos, faz de sua missão protegê-lo.
(Adaptada pela Hita).

Minha opinião

O Começo

Começa com esse mercenário fugindo, porque ele estava perdendo uma batalha e aparece uma menina de orelhinha na frente dele. Ele decide salvar ela (é bem dramático) e daí no final ele morre e ela fica “não importa quantas vezes eu olhe para o futuro, você sempre morre. mas talvez…?”

Então ela usa uma magia muito louca e consegue trazer ele à vida de novo, mas meio que dá a entender que funciona só porque o corpo ainda está quente.

De qualquer maneira, ele acorda; Ela fala bom dia; Ele fala “Bem, em agradecimento por você ter salvo a minha vida, acho que vou deixar você passar a noite na minha maloca”. E ela fica “Se passaram 108 anos e 3 meses”… Ele fica CHOCADO.

Um pouco do mundo

Eles seguem andarilhando um pouco e o mundo se mostra muito derrotado. Assolado por guerras. Porque espadas lendárias acordaram. Uma pessoa com uma “Surreal Sword” é equivalente a mil soldados.

Eles chegam a um castelo em ruínas em meio a um deserto e encontram uns barris de hidromel. O protagonista pergunta para ela “Você quer que eu viva, né?” Ele responde “Sim”. “… E tem guerra por todo lado.” “Sim”. “… E se a gente abrisse uma taverna aqui?” Ela fica surpresa e responde “BOA IDEIA!”

E eles abrem uma taverna.

A partir daí vira uma história de “Found Family” (Família que você escolhe), pessoas atacam e eles adotam um ou outro aqui e ali, conseguem espadas mágicas e começam uma fazendinha.

Espadas Mágicas – Surreal Swords

Existem 5 tipos de magia: Água, Fogo, Terra, Raio e Vento. Cada uma tem vantagem ou desvantagem em relação à outra. Você pode treinar magia, mas para isso precisa ter mana inerente e pode treinar para aprender magia se tiver mana.

As espadas contêm esses 5 elementos. Você precisa ter compatibilidade com uma espada para usá-la. E pode ser compatibilidade com uma espada que não é do seu elemento inerente. Tem um personagem com magia de raio com espada de fogo, por exemplo.

O protagonista ainda não achou uma espada compatível com ele, mas ele descobre ter a habilidade inerente de INTENSIFICAR o poder dessas espadas.

É Suficiente?

Dado tudo isso, a taverna vai bem. Facções surgem, tem um desenvolvimento de personagens bem legal, lida com guerra e luto muito bem.

A história se desenvolve legal (tirando o começo que é bem fraco), construção de mundo ótima, traço nota 8 (porque é um traço bom, competente, mas não tem nada que exceda as expectativas), sistema de magia que é desdobrado de forma orgânica.

Esse mangá também lida com religião, mas não do ponto de vista interno, mas dos inimigos dos religiosos.

E agora o protagonista decidiu tentar aprender magia, e ele pode descobrir ser um gênio nisso? Não sabemos. Tem uns mistérios aí de linhagem sanguínea, destino e a vontade do mundo. Bem alinhados.

Explicado tudo isso, esse mangá tem um Middle Magic System.

Na Escala de Sistema de Magia do Brandon Sanderson

É no meio. Porque tem muita regra e você entende as causas e as consequências, mas você não sabe as limitações ou o que elas realmente podem fazer.

Tem os elementos e isso é bem estabelecido. Mas tem níveis de qualidade da espada, tem a sua habilidade como espadachim que pode trazer à tona mais ou menos do poder da espada.

E a magia que é inerente depende do seu tipo de mana e capacidade de visualização.

O uso de magia consome mana, mas o volume de mana depende da pessoa, e uso de mana TAMBÉM consome estamina.

Mas e o que você acha?

A história não foge muito de vários arquétipos estabelecidos de shonen.

Mas não teve piadas de peito ou de calcinha (nada de nu proposital, ou piadas de ‘petanko’, ou calcinhas, nem NADA). Teve uma piada de “vamos ver essa personagem em várias roupinhas” e foi fofo.

O protagonista é estranhamente inteligente e tenta ao máximo não preocupar as pessoas ao redor dele. E não percebeu que é o líder da trupe, porque tem aquele tipo de carisma subestimado… E tudo assolado por guerras.

O objetivo da vida dele é ter uma vida longa e feliz, e morrer de velhice. É isso que ele deve aos amigos dele que morreram em batalha. E algumas coisas são faladas, sim, mas ele mostra bastante tudo isso na arte e enquadramento.

No Brasil

Não tem no Brasil.

O Anime

Não possui anime.

A Autora

Não se sabe muito sobre Nanao Nanaki, mas que ela se esforça bastante desde 2012 com seus títulos. Verndio é só a última obra, e é prequel de Helck, aparentemente seu maior sucesso que foi lançado em 2014.

O que se sabe (e de maneira a não ser confiável, afinal de contas é uma página Fandom) é que ela usou o apelido “N-Nanaki” para publicar algumas de suas obras, e que graças ao app para celular “Manga One” (disponível só no Japão)

Conclusão

Fiquei bem satisfeita. E não é isekai. Mas como o protagonista viajou no tempo, as pessoas precisam explicar o que está acontecendo

Atualização

Fiquei sabendo, enquanto revisava a resenha da Hita, que a obra dela, Helck, será adaptada para anime, conforme fontes do Anime News Network e link do blog dela abaixo (em que ela fica bem feliz com isso, inclusive).

Como ainda está só aprovado para a adaptação, está em um estágio em que podemos acompanhar todas as aprovações – estúdio, promotores, data de lançamento e canais no Japão que seja lançado.

Fontes

MyAnimeList (Em Inglês)

Informações sobre o mangá;

Página da Mangaká no Portal

Baka-Updates Manga (Em Inglês)

Informação sobre o mangá

Informação sobre a mangaká

Cosmo Nerd (Em Português)

Plataforma online para leitura oficial do mangá

Página Fandom de Helck (Em Inglês)

Página Fandom da obra dentro de outra obra da mesma autora

Sobre a autora

Anime News Network (Em Inglês)

Informação sobre a revista onde a obra é publicada

Notícia sobre Helck ser adaptado pra anime

Blog da Mangaká

Notícia da adaptação em anime e da publicação em volumes de Helck. O quanto a mangaká ficou surpresa e feliz com a notícia

Um grande abraço e até a próxima resenha!!