AnimeSphere Resenhas 52: Spy x Family

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?

Hoje temos mais uma resenha da Hita! Sabem o que vem por aí?

Ficha Técnica

Nome: Spy x Family

Tipo: Mangá Digital
Fonte: Original
Volumes: 8
Capítulos: 55

Publicado a partir de 03/2019
Gêneros: Ação e Comédia
Revista / Editora Japonesa: Shonen Jump + / Shueisha
Editora Brasileira: Panini
História e Arte: Tatsuya Endou

Sinopse

O brilhante espião “Twilight” se dedicava diariamente a cumprir missões por um mundo melhor. Porém, ele recebeu uma nova missão bastante complicada… Ele deve formar uma família temporária e começar uma nova vida, mas… Uma história de Espiões x Ação x Comédia de uma família bem peculiar!
(Gerada pela Hita.).

Minha opinião

O cenário de guerra fria é interessante e nós sabemos quais países os personagens deveriam supostamente representar, mas o autor coloca muito bem que é o país fictício de um mangá. Isso é importante para não vilanizar ninguém. No fundo no fundo, nenhum dos países “quer” estar em guerra.

Os Personagens

O super espião Twilight é um loiro alto e bonitão, super competente, mestre de inteligência e disfarces, praticamente um super-herói. É incumbido de descobrir uma informação na casa de um alto escalão do país inimigo. A única brecha possível é através do filho pequeno desse inimigo.

Então Twilight precisa forjar uma família, fazer amizade com a criança, entrar na casa do cara e extrair as informações que podem parar a guerra.
Assim, Twilight precisa de uma família.

Ele acaba se casando com Yor, uma secretária que estava precisando de um marido para manter as aparências no trabalho. Mas trabalho verdadeiro dela é ser uma super assassina de elite, trabalhando desde nova para sustentar o irmão, tendo capacidades físicas que talvez superem o próprio Twilight.

E juntos eles adotam uma filha, Anya. Uma menina feliz e sonhadora com poderes telepáticos que acha um máximo os pais serem como os personagens do seriado que ela assiste. Seriado que ela gosta tanto que ela nomeia o cachorro deles de Bond. Cachorro adotado capaz de prever o futuro.

Desses quatro personagens três não sabem das habilidades uns dos outros, só Anya sabe. E com a telepatia dela ela tenta ajudar os pais quando vê que eles estão correndo perigo.

O que me fez gostar dessa série

O traço é muito bonito e cativante, com muito bom humor e cenas de ação bem feitas.

Os personagens criam relações fortes que você só consegue desejar que tudo se resolva. Os problemas de Anya na escola; As missões de Twilight; As decisões da Yor. Cada aventura faz você ter vontade de ver os personagens felizes.

Alguns personagens secundários que aparecem adicionam camadas ao novelo que vai se criando na trama, e isso vai elevando as dificuldades dos problemas. Fazendo com que você fique sem saber quem vai ganhar cada disputa nessa guerra.

Algumas decisões de enquadramento fazem com que você consiga ter uma relação meio parecida com Sherlock Holmes. Você vê a cena e se torna capaz de deduzir o que pode ou não ser feito. E isso cria expectativas que estão na mão do autor suprir ou escalar, ou subverter.

No Brasil

O mangá é oficialmente publicado no site do Manga Plus e existe tradução oficial em português brasileiro.
(Jorge: Após pesquisa básica, verifiquei que o mangá também está em lançamento aqui no Brasil em mídia física pela Panini, em páreo com os lançamentos do Japão, atualmente com 7 volumes, 8 se contar o que será lançado no dia 04/11).

O Anime

Acabou de ser anunciado para o início de 2022, sem data definida.
Está sendo produzido pela TOHO Animation (Boku no Hero Academia, Haikyuu!!, Jujutsu Kaisen) e desenvolvido pelos Studios Wit (Shingeki no Kyojin, Owari no Seraph, Vinland Saga) e CloverWorks (Yakusoku no Neverland, Darling in the Franxx, Horimiya).

O Autor

Tatsuya sempre quis ser um mangaká desde criança. Seus modelos são Akira Toriyama (“Dr. Slump”, “Dragon Ball”), Hiroyuki Nishimori (“Kyou Kara Ore Wa”, “Cheeky Angel”) e Yoshiyuki Nishi (“Muhyo and Roji’s Bureau of Supernatural Investigation”, antigo assistente de Takeshi Obata – de “Death Note”).

Trabalhou como assistente de Kazue Kato (em “Ao no Exorcist”) e Tatsuki Fujimoto (“Fire Punch”), sendo também orientado por mangakás como Yoshiyuki Nishi (realizando assim um sonho) e Yasuhiro Kanou (“Pretty Face”, “Mx0”).

Ele produz One Shots desde 2000, profissionalmente desde 2007. Quando ganhou o prêmio Next Manga Awards em 2019, chamou a atenção da gigante Shueisha, colocando “Spy x Family” como seu debut, e, com palavras dos próprios editores, foi o mangá mais popular do Manga Plus em seu ano de lançamento.

Conclusão

É o tipo de coisa que você precisa assistir, pois todo mundo vai assistir.

Fontes:

MyAnimeList (Em Inglês)

Mangá

Biblioteca Brasileira de Mangás

Mangá

Wikipedia (Em Inglês)

Tatsuya Endou, o mangaká

Um grande abraço e até a próxima resenha!!