AnimeSphere Resenhas 50: Yuri on Ice!!

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?

Hoje temos mais uma resenha da Hita! Sabem o que vem por aí?

Ficha Técnica

Nome: Yuri on Ice!

Tipo: Anime
Fonte: Original
Episódios: 12

Exibido de 10 e 12/2016
Gêneros: Comédia e Esportes
Estúdio: MAPPA
Licenciado por: Crunchyroll
Dirigido por: Sayo Yamamoto (Lupin III: The Woman Called Fujiko Mine, Michiko & Hatchin, Persona 5 Opening [O Jogo])
Presente no Brasil? Sim, pela Crunchyroll

Sinopse

Cambaleante por causa de sua derrota avassaladora na Final do Grand Prix, Yuuri Katsuki, o patinador mais promissor do Japão de outrora, volta à sua família para pensar em suas opções para o futuro.

Aos 23 anos, a janela para o sucesso na Patinação está se encerrando, e dois fatos: amor dele por costeletas de porco e uma facilidade para ganhar peso não ajudam.

Entretanto, Yuuri se encontra sob as luzes quando um vídeo de quando ele fez uma performance que viralizou, antes realizada pelo 5 vezes campeão do mundo Victor Nikiforov.

Desta maneira, o próprio Victor aparece repentinamente na casa do Yuuri e oferece a ele para treiná-lo. Como um de seus maiores fãs, Yuuri aceita sem pensar, iniciando sua jornada para voltar ao palco mundial.

Mas a competição é feroz, assim como a estrela russa feroz, Yuri Plisetsky, se determina implacavelmente a derrotar Yuuri e obter de volta Victor como treinador.
(Em adaptação com base na sinopse do portal MyAnimeList.).

Minha opinião

Yuri On Ice é o projeto do coração da diretora Sayo Yamamoto e conta a história de dois personagens chamados Yuri, que são competidores de patinação do gelo, e ambos querem a atenção do antigo campeão mundial russo Victor Nikiforov para treiná-los.

A narrativa começa com um Yuuri Katsuki deprimido por ter perdido um torneio de patinação e retornando para sua cidade natal para ficar na casa de sua família.

E no ringue de patinação local ele executa perfeitamente a coreografia premiada que fez Victor ganhar medalha de ouro. De repente o próprio, que simplesmente anuncia que será seu novo treinador.

Como espectadora eu comecei achando esse argumento muito estranho, pois o Yuri foi muito relutante em aceitar a rotina de treinos do Victor.

Logo aparece o outro russo, Yuri Plisetsky, exigindo que ele era o favorito para ganhar a boa vontade do Victor e se coloca numa posição de rivalidade com o Yuri japonês. Que, sinceramente, não parecia ter muito potencial para competir.

Esse anime então aborda, através da patinação no gelo, temas de sensação de inferioridade, medo de palco e apresentações, o que significa demonstrar amor e sedução, amar em si. E Yuuri Katsuki vai aos poucos se apaixonando por Victor, que em muitos momentos demonstra abertura e um interesse em Yuri.

BL?

Quando Victor pergunta se Yuuri tem uma namorada e recebe uma resposta negativa, todas as suas conversas desse momento em diante são sobre uma companhia de gênero neutro. Demonstrando uma abertura para a possibilidade da sexualidade de Yuuri não ser hétero.

Essas sutilezas foram aos poucos tomando conta de Yuri!!! on Ice, fazendo com que o anime de esporte de patinação no gelo se tornasse um ícone importante de representatividade homossexual na TV aberta japonesa.

Em um dos episódios Yuri e Victor se abraçam, numa forma que foi discutida pela internet durante meses se era ou não um beijo. A diretora Sayo disse que era, e que ela queria fazer mais explícito, mas a emissora não permitiu.

Esse tal do beijo/não beijo foi o suficiente para que a TV japonesa investigasse o recebimento que esse tipo de conteúdo causaria na televisão, mostrando que o público atual é bem mais aberto para demonstrações de afeto entre homens hoje em dia. Agora é ver se mais animes darão este passo.

E depois?

Se você é uma pessoa que não se importa muito com o beijo entre Victor e Yuri, o anime também tem muito a oferecer em questão de desenvolvimento de personagem.

O Yuri se esforça, treina e explora partes de si que sempre teve medo de explorar. Ele faz amigos e aliados de outros países. Ele retoma conexões para adquirir mais confiança em si e nas pessoas ao redor dele. E ele aprende a lidar com as frustrações das competições.

Nada na vida é fácil, e essa inerente identificação com os personagens de Yuri!!! on Ice faz com que seja uma série incrível de assistir. Se você tem ansiedade, você com certeza vai se identificar com as dificuldade que Yuri passa.

O final

Não deixe de assistir””

No Brasil

No brasil você pode assistir ao anime na Crunchyroll.

A Diretora

Sayo Yamamoto dirigiu, escreveu o argumento e co-escreveu a série junto com Mitsuro Kubo. Mostrando a paixão que ela tinha pelo tema. Este foi o anime de 2016 com mais animadores por painel.

Sayo Yamamoto tinha uma visão e uma paixão por patinação no gelo e usou seus recursos e influências para ter esse projeto aprovado. E somos todos gratos e felizes por ela ter conseguido. A dedicação aos detalhes está presente em cada minuto da série.

No final da página você vai encontrar o link para uma entrevista incrível feita com a diretora.

Conclusão

Incrivelmente recomendado! Há um episódio do AnimeSphere sobre o anime!

Fontes:

Anime News Network (Em Inglês)

Anime

Sayo Yamamoto

MyAnimeList (Em Inglês)

Anime

Crunchyroll

Para assistir!

Otaquest

Entrevista parte 1 com a Diretora

Sayo Yamamoto, a diretora

AnimeSphere

Nosso episódio 59

Um grande abraço e até a próxima resenha!!