AnimeSphere Resenhas 36: Noragami

Olá, ouvintes e leitores! Tudo bem com vocês?


Um deus com complexo de pobreza que não consegue armas de jeito algum. Alguém tem algo a dizer sobre a série? Não? Então acompanhe a resenha abaixo, falo de…

Ficha Técnica

Nome: Noragami

Tipo: Mangá
Fonte: Original
Volumes: Até agora, 23
Capítulos: Até agora, 93

Publicado desde 07/2011 no Japão.
Gêneros: Ação, Fantasia, Romance, Sobrenatural
Editora Original: Monthly Shonen Magazine (Kodansha)
Editora Brasileira: Planet Mangá (Panini)
História e arte: Adachitoka

Sinopse

Como um deus menor desconhecido sem qualquer adorador, o deus da entrega Yato pega trabalhos estranhos por apenas 5 ienes, com o objetivo de conseguir para si mesmo um templo.

Mas, além de ser desconhecido, ele tem outro problema: sua “Shinki”, parceiro que se transforma em arma, decidiu ir embora, cansada de ficar com um deus “sem teto”. Desarmado, Yato pega mais trabalhos, esperando conseguir logo um novo parceiro.

Enquanto pendurava panfletos por um gato perdido, Yato encontra o animalzinho e o persegue, indo em direção de um veículo na rua. É salvo por uma garota que está nas redondezas, Hiyori Iki, mas ela mesma se machuca.

Depois de acordar em um hospital, ela descobre que o acidente tirou a alma de seu corpo. Vendo que suas ações deixaram a menina assim, Yato promote ajudá-la a voltar ao normal, claro, por 5 ienes.

Mas para fazer com que ela volte ao normal, ele precisa de um (a) novo (a) Shinki, e que ele encontra o espírito rebelde Yukine.

Noragami conta a história de uma garota que anda entre dois mundos, e sobre a missão de um deus vagabundo para conseguir um lugar para chamar de seu.
( Tradução livre com fonte no Portal MyAnimeList ).

Minha Opinião

Uma história aparentemente nonsense, com aquela história de juntar deuses do panteão xintoísta antropomorfizados como humanos e/ou animais, e o conceito de almas vagantes.

Mas é só a aparência.

Noragami é interessante do começo ao fim, começa simples com a quest (quase infindável) de Yato para conseguir comprar seu templo, Hiyori e seu problema para manter a alma no corpo depois do acidente, e vários personagens carismáticos que aparecem no caminho!

Alguns exemplos são como a Kofuku, que é uma deusa da pobreza e tem mais dinheiro que o Yato, a Bishamon (sim, é um deus famosíssimo do combate que foi encarnado em uma mulher, deixou bem representada a força feminina) que tem rinhas hilárias com Yato, e vários outros.

No Brasil

No Brasil está sendo pela Panini, com um trabalho impecável, como sempre.

Até o presente, foi lançado até o volume 22, apenas um atrás do Japão. O primeiro volume veio em 07/2016 e o último, em 12/2020.

O anime

O anime em questão teve até agora duas temporadas, uma chamada apenas de “Noragami” e a outra de “Noragami Aragoto”, o primeiro com 12 episódios e o segundo com 13.

Ambos foram animados pelo Studio Bones (caramba, só um dos mais foderásticos, com animes como FullMetal Alchemist: Brotherhood, Boku no Hero Academia, Mob Psycho 100, Soul Eater, Bungou Stray Dogs e tantos outros grandes).

O primeiro foi exibido entre 01 e 03/14 e o segundo entre 10 e 12/15, ambos licenciados pela Funimation.

Os dois circulam por volta de 8 no MyAnimeList, o que significa que tem bastante gente que curte, mas eu mesmo não posso falar muito, já que não assisti. Pretendo corrigir isso dentro em breve.

O autor

Adachitoka (あだちとか) é um anagrama com as mangakás. As duas são desenhistas, sendo Adachi (安達) responsável pelo character design e a Tokashiki (渡嘉敷) as ilustrações de panos de fundo.

Com essa parceria elas geraram várias histórias, sendo Noragami a mais famosa delas. O traço delas é sensacional, como vocês poderão ver se buscarem o mangá pra ler ou mesmo ver a arte que está na capa desta resenha.

Conclusão

Recomendo bastante!!

Fontes

MyAnimeList (em inglês)

Mangakás

Mangá

Primeiro Anime

Segundo Anime

Estúdio responsável, Bones

Biblioteca Brasileira de Mangás

Mangá

Um grande abraço e até a próxima resenha!!